RECAPAGEM PARA PNEUS AGRÍCOLAS

recapagem-de-pneus-agricolar

A recapagem de pneus agrícolas é uma das práticas que mais vem se popularizando nos últimos anos. O pneu é uma das partes fundamentais para a máquina, e deve ter manutenções constantes, tanto pela segurança quanto pela qualidade do trabalho.


No setor rural, os benefícios da recapagem de pneus em vez da substituição por novos impacta diretamente na produção e nos rendimentos.

Por isso, confira tudo sobre esse ramo, sua importância, o passo a passo da recapagem e como otimizá-la corretamente.
 

Por que optar pela recapagem de pneus?


Uma vez que as máquinas agrícolas compõem grande parte dos processos, e são essenciais em praticamente todas as etapas de produção, é comum que seus pneus sofram desgaste.

Contudo, optar pela recapagem em vez da substituição por pneus novos representa um menor impacto ambiental e uma escolha sustentável.

Os pneus antigos não serão descartados no meio ambiente, mas sim reaproveitados e renovados para o trabalho. Além disso, a recapagem de pneus agrícolas também significa um impacto financeiro considerável para os proprietários rurais, que não precisarão gastar com pneus novos a cada nova revisão e troca.

Dessa forma, além de gerar economia para os produtos, trata-se de uma alternativa voltada para a sustentabilidade e produção consciente.

A emissão de dióxido de carbono, responsável por danos ambientais e na camada de ozônio, é reduzida consideravelmente na recapagem de pneus, em vez de pneus novos.

Ainda, pneus recapeados podem apresentar uma durabilidade igual, ou maior, que a substituição por modelos recém-adquiridos.
 

Passo a passo da recapagem


Muitas empresas de recapagem de pneus podem contar com técnicas próprias de recuperação, mas, em suma, existe um passo a passo básico que poderá te ajudar a entender como esse processo funciona.

Antes de maneira, é necessário realizar a limpeza e secagem dos pneus. Isso porque eles devem estar livre de resíduos para que a correta inspeção seja feita.

A limpeza deve ser feita com a ajuda de jatos de água e escovas apropriadas. Em seguida, a primeira inspeção é realizada, para determinar quais os elementos que apresentam maiores danos e devem ser substituídos.

Além disso, os profissionais verificam a largura da borracha, partes da banda de colagem e os aspectos internos do pneu.

É importante essa averiguação da carcaça, porque, caso os danos sejam muito profundos, não será possível realizar o processo de recapagem.

Por outro lado, se a carcaça estiver em boas condições, a operação segue para a raspagem da banda, para deixar o pneu com uma boa circunferência.

É nesse momento que o pneu é adaptado para a nova banda de rodagem, que garante segurança e boa aplicabilidade a roda.

Consertos em geral são realizados no pneu, assim como o devido enchimento, para nivelar sua estrutura e reparar pequenos defeitos que possam ser encontrados.

A banda de rolagem é restaurada e devidamente substituída, por conta de estar gasta e prejudicar sua funcionalidade. Ainda, há a vulcanização da borracha do pneu, nas devidas temperaturas e condições de pressão.

Por fim, se todos os processos foram bem-sucedidos, uma inspeção final é realizada, para garantir a aprovação do pneu e entrega para o cliente.

Existem outros processos mais complexos e específicos para a recapagem de pneus agrícolas, contudo, este é o passo a passo básico que providencia sua correta restauração.


Fonte: https://www.reformadepneus.com/

Meio Ambiente

meio-ambiente1A SANTA TECLA PNEUS se preocupa com o meio ambiente! 
LEIA AQUI artigos sobre assunto reciclagem de pneus

Atuação Social

resp social1A Santa Tecla Pneus apoia a Ong AMU (Associação dos Moradores de Uruçuí - PI), por defender os direitos dos cidadãos da cidade de Uruçuí - PI.